Notícias

  • Default
  • Title
  • Date
  • Random
load more hold SHIFT key to load all load all

Em agosto de 1920, no mesmo ano, portanto, Carlinda, embora ainda não tivesse feito os votos religiosos, já se considerava uma mulher que tinha consagrado sua vida totalmente a Deus. De fato, ela viera juntar-se a Maria Cândida, que estava então à frente do Orfanato São José, na vila de São Gonçalo, próxima a Niterói, como veremos em seguida

As duas continuam a caminhar juntas, agora de uma forma mais intensa, pois estava sendo gestado o projeto da fundação do novo instituto religioso. Continuavam, da mesma forma, sob a orientação do padre Minelli, que já vinha acompanhando por um decênio a evolução religiosa de ambas. Neste novo projeto, Maria Cândida, ainda postulante, recebeu o nome de Cecília, por ter grande habilidade para a música e canto, pois cursara o Instituto Nacional de Música do Rio de Janeiro.

Surgia o projeto da fundação de uma comunidade religiosa, onde fosse concretizado o ideal da “Cidade Mística de Deus”, cuja direção deveria ser confiada à Maria Cândida. A velha mãe foi também incluída entre as mulheres que formariam o embrião da futura congregação, tendo tomado o nome de “irmã Maria Resguardada”. No Histórico da Congregação das Irmãs Servas de Maria, P. Nino apresenta o elenco das primeiras moças que foram arregimentadas para fazerem parte do grupo a ser dirigido por Maria Cândida de Castro: O Revmo. P. Nino Minelli convidou outras moças piedosas, que tinham desejo de se consagrarem a Deus, formando um total de sete, a saber: Maria Cândida de Castro, que conservou o nome de Irmã Maria Cecília; dona Leopoldina Brito e Castro (sua mãe), que tomou o nome de Irmã Maria Resguardada; Carlinda Rocha, que tomou o nome de Maria Agostinha da Imaculada; Maria Feitosa de Jesus, que tomou o nome de Irmã Maria Josefa; Dezinira Teixeira de Carvalho, que tomou o nome de Irmã Maria Teresa; Angelina Jesuina de Souza, que tomou o nome de Maria Catarina; Eugênia Moncorvo Lima, que tomou o nome de Irmã Maria Clara.